domingo, 9 de outubro de 2011

006. "NÃO É AMOR, É C-I-L-A-D-A BINO!"


Titulo: Amantes Constantes (Les Amants Réguliers)

Ano: 2005

Diretor: Philippe Garrel

Duração: 178 minutos

Porque é ruim: NÃO TEM LOUIS GARREL PELADO!

Já começo o post avisando que a duração nessa ficha técnica foi de extrema necessidade pra compreensão dos fatos a serem narrados a seguir!!!!!


Todo mundo sabe que o delícia do Louis Garrel atóoora mostrar sua anatomia nos filmes porraí.... (L) não sei se nesse papai vetou (deu pra perceber que o diretor tem um grauzinho de parentesco com o gacto néan?) mas nesse filme, neca de neca de Louis "vemk me comer" Garrel (todas se decepciona)!

Fui ver o filme numa mostra na Caixa Cultural daqui do Rio, não me lembro sobre o que era a mostra (acho que era sobre o cinema francês atual), eu e uma fiel amiga também fã de cinema, também fã de Louis me acompanhou (e de quebra um colega dela do trabalho que é mero coadjuvante nessa trama)...

O filme começa... preto e branco, mostra-se o ano, mostra-se o tédio, mostra-se tudo, mostra-se nada.... tipo, o filme tinha tudo pra ser um bom filme, principalmente pra mim, aprendiz de historiadora, afinal de contas o filme aborda o famoso maio francês de 1968 e o seu pós na cabeça da juventude francesa da época, mas ACREDITEM... não aparece quase nada disso no filme, não como deveria, sei lá, sá parada de "filme cabeça" aí... pedantismo, santo pedantismo....!

A sala tava cheia, eu tirei um cochilo, o amigo da minha amiga tirou um cochilo, acho que a minha amiga também tirou seu cochilo e as pessoas iam embora, aos pouquinhos, e nada do filme COMEÇAR, sério sabe aquele tipo de filme que não engata? O bom e velho "não trepa, mas não sai de cima"... bem, nesse caso nem uma boa sarrada rolou... decepcionante!

Voltando ao assunto da minha amiga e do colega dela, bem, nós vimos a galera de bundiando da sala, achamos que o filme tinha 90 minutos (risos, muitos risos) e ficamos pra ver o final (os três caladamente ODIANDO a projeção, pra não fazer feio, não pagar de burro....) os 90 minutos se passaram, e nada do filme engatar, PIOR, nada do filme acabar!! Aí o saco começou a encher, os que sobraram na sala começaram a dar risadas de constrangimento, eu comecei a fazer piada (principalmente com uma cena que depois eu volto), fiz "amizade" com dois senhores que sentavam na fileira da frente e que estavam sentindo o mesmo incômodo que nós, que estavam se segurando pra rir e sacanear, mas por "respeito" (já que não era matinée de shopping tijuca em férias escolares...) o filme chegou às suas DUAS HORAS E ALGUNS MINUTOS... e a fome começou a bater.... o desejo por comida atrapalhando mais ainda a concentração, o esforço, a meditação pra aguentar aquilo, aí chegou-se às DUAS HORAS E MAIS DA METADE DOS "E MEIA" e aí não deu, pedimos penico, por mais que depois de termos perdido nossa tarde vendo aquela porcaria pedante, pernóstica, chata bagarai, e nossa honra de saber como acaba ser muito grande (aquela parada de "ser brasileiro e não desistir nunca" blá blá bl...oh crap) a fome bateu e fomos pro KFC rir da aventura...

Vimos o filme em janeiro, se não me engano, era época de BBB na televisão e posso dizer que se fizessem uma prova de resistência com esse filme, aonde os participantes tivessem que se manter sentados no sofá, sem comida, sem poder levantar, bater papo e, obviamente dormir, quem ganhasse a prova ganhava o meu respeito!!!!!


(ahhh a cena memorável é um close na cara de uma guria por uns, SEM BRINCADEIRA ALGUMA, QUATRO MINUTOS, dela olhando pro nada com cara/boca de boceta.... nem Godard conseguiu essa façanha tediosa!!!!)

ps: eu posso estar pagando com a minha língua e o garrel pode ter aparecido pelado no final do filme, mas não ficamos pra ver e ATÉ HOJE não tivemos saco pra nos reunirmos e vermos o final do filme... SÓ O FINAL!

ps2: ao procurar a ficha, pôster, dei de cara com essa resenha que fala tudo o que eu achei do filme, inclusive a experiência foi bem parecida pros "antropólogos de campo". Vale MUITO a pena ser lida, e ela foi o motivo pra eu ter escrito toda essa baboseira, pois me sentiria uma farsa se eu escrevesse mais "tecnicamente", pois estaria querendo ou não plagiando!

2 comentários:

  1. Eu nunca assisti um filme desse Phillip Garrel bom...ele é mais chato que a Sophia Coppola!!

    ResponderExcluir
  2. Garrel pelado KD-LO////
    Péssimo, o pôster do filme super dá a impressão errada...o filme é super lento e entediante. Se a Livs dormiu, vcs podem imaginar os velhinhos sentados na nossa frente, não é mesmo?

    ResponderExcluir